Pages

Ecologia de populações [ parte 1 ]

Entende-se por população um ou vários grupos de organismos relacionados taxonomicamente ou funcionalmente coexistindo em uma mesma área, no mesmo tempo. O tamanho das populações deve manter-se mais ou menos constante, ao longo do tempo, em ecossistemas equilibrados. Alterações no tamanho de uma população podem determinar alterações em outras populações que com ela coexistem e interagem em uma comunidade estável, provocando desequilíbrios ecológicos. Uma vez delimitada, a população é caraterizada por Parâmetros Populacionais.

1. Tamanho
Relacionado ao número de indivíduos ( N ). Quando a população  é muito grande, determina-se o número de indivíduos em áreas pequenas e iguais entre si. Pode ser avaliada pela sua densidade.

2. Densidade
É o tamanho da população em relação a alguma unidade de espaço, expressa por unidade de indivíduo ou biomassa por unidade de área ou volume.



    As densidades encontradas nas populações estão relacionadas com o nível trófico e com o tamanho de indivíduo. Quanto menor o nível trófico mais alta será a densidade. 

    • Densidade bruta: número por unidade de espaço total.
    • Densidade específica ou ecológica: número por unidade de espaço do habitat (área disponível que realmente pode ser colonizada pela população).

    Métodos classificados em amplas categorias:
    • Censo totalorganismos grandes e bem visíveis, ou organismos que se agregam em colônias de reprodução, ex. aves marinhas e focas;
    • Amostragenspor quadrantes: (quadrantes e transectos) fornecem uma estimativa da densidade da área amostrada;
    • Métodos e marcação e recaptura - animais móveis, uma amostra da população é capturada, marcada e liberada, uma porção de indivíduos marcados numa amostra posterior é usada para determinar as populações totais;
    • Amostragem por retiradas  - o número de organismos retirados de uma área, em amostras sucessivas, é plotado nas ordenadas de um gráfico, e o número anteriormente removido é plotado nas abscissas.
    • Métodos sem área  - aplicáveis a organismos sésseis, tais como árvores. O método de quadrantes é um exemplo - a partir de uma série de pontos aleatórios, mede-se a distância até o indivíduo mais próximo em cada um de 4 quadrantes.


    O crescimento da população pode sofrer alterações:

    Acréscimos na densidade populacional: NATALIDADE e IMIGRAÇÃO.
    Decréscimos  na densidade populacional: MORTALIDADE  e EMIGRAÇÃO.

    Natalidade - É a capacidade de uma população aumentar.

    Mortalidade - Morte dos indivíduos numa população. A mortalidade, assim como a natalidade, varia muito com a idade, principalmente nos organismos superiores.

    População em crescimento:

    natalidade + imigração > mortalidade + emigração
    População em decréscimo:
    natalidade + imigração < mortalidade + emigração
    População em equilíbrio:
    natalidade + imigração = mortalidade + emigração

    Sendo assim, calculamos o Índice de Crescimento de uma população da seguinte forma:





    REFERÊNCIAS:

    Biologia - volume único Sérgio Linhares e Fernando Gewandsznajder - Ed. Ática, SP, 2005.

    Apostila de biologia a distância- Peroni, Nivaldo. Ecologia de populações e comunidades / Nivaldo Peroni e Malva Isabel e Medina Hernández – Florianópolis : CCB/EAD/UFSC, 2011. 123 p. : il. inclui bibliografia. Licenciatura em Ciências Biológicas na Modalidade a Distância do Centro de Ciências Biológicas da UFSC.
            

    0 comentários:

    Postar um comentário